Professor
Edson LoboTeixeira Presidente da ACL
 

ACADEMIA CALÇADENSE DE LETRAS REALIZA HOMENAGEM PÓSTUMA


Edson Lobo Teixeira *

    

“O amor nos socorre do esquecimento.  Retira o poder definitivo da lápide, porque sobrevive na continuidade do que plantamos”.

Desde que a Academia Calçadense de Letras foi fundada (29/12/1991), essa foi a solenidade mais densa: homenagear postumamente dois jovens confrades, que cedo demais partiram – Abel César Barreto da Silveira e Warley Lobo Teixeira.  Foi no dia 29 de maio último que aconteceu o referido evento, na sede da nossa Arcádia.
                        Antes de os trabalhos acadêmicos serem iniciados, foi cedido o espaço para sua excelência o prefeito de São José do Calçado, Sr. José Carlos de Almeida, a fim de efetuar o lançamento do Selo Comemorativo aos 120 anos da história de nossa cidade.  O cerimonial foi conduzido pelo Diretor Regional dos Correios no Espírito Santo, Sr. Robson Passos do Amaral Pereira.
                        Abrindo, com fulgor, a nossa programação, a confreira Débora Brasil, possuidora de latente sensibilidade e elevado nível intelectual, discorreu com a intenção de “registrar e fazer jus à memória de dois de nossos pares, posto que ambos integram o patrimônio social, que é o bem mais valioso da Arcádia Calçadense”.
                        Após as falas da Confreira, o aluno da 4ª. série da Escola Municipal Manoel Franco, Rodolfo Abreu Batista, vestido de terno, leu, com graça pueril, a crônica “Resgatando a nossa Folia”, de autoria do saudoso confrade Warley Lobo Teixeira.
                        Em seguida, a aluna da 5ª. série B, da Escola Estadual Mercês Garcia Vieira, declamou o magistral poema “Renascer”, de autoria do saudoso confrade Abel César Barreto da Silveira.
                        Momento de intensa comoção se deu quando o talentoso intérprete Prof. Ademir Azevedo interpretou, com visível emoção, a crônica “Adeus” – que é um texto inspirado na sentida ausência do leal amigo Warley.
                        A cantora gospel Sandra Santos, fiel amiga do saudoso confrade Warley, prestou-lhe homenagem póstuma, cantando a canção “Sabor de Mel”, que marcou a sua breve jornada de vida.
                        A proficiente maestrina Abigail Barreto musicou o lírico poema “Partir”, do saudoso confrade Abel, seu sobrinho.  Na regência do querido Coral Vozes da Montanha, apresentou-nos o belo resultado desse seu acorde, em que reuniu duas artes: a literatura e a música.
                        No ápice da solenidade, foi entregue a Comenda Warley Lobo Teixeira – Homenagem de Mérito Literário – instituída pelo nosso Silogeu para imortalizar o eminente calçadense no coração de seus amigos e admiradores.  O objetivo dessa Comenda é reconhecer e homenagear os talentosos artífices das letras.  Receberam tal honraria os familiares de Warley Lobo Teixeira: seus pais, Rosa e Sebastião Braz Teixeira, e seus irmãos: William e Wellinton; e os familiares de Abel César Barreto da Silveira: sua viúva, Rosemar, seus filhos: Cecília e Pedro Lucas, e seus pais: Reny e Antônio Ferreira da Silveira.  Para reconfortar as famílias, o Coral Vozes da Montanha entoou a melodia espiritual “Cuidado Divino”.
                        Encerrando a nossa pungente sessão solene, foram inaugurados, ao som da “Valsa da Despedida”, a Galeria dos Saudosos Imortais – um justo preito em reverência à memória dos construtores da história cultural de São José do Calçado – e, por dever de gratidão, ao som de “Honra ao Mérito”, o retrato do confrade Warley Lobo Teixeira, instalado na recepção de nosso Silogeu, onde seu jovial semblante será o nosso cartão de boas-vindas.
                        Foram momentos de lembranças e saudade!  Lembranças dos grandes companheiros que enalteceram as artes locais.  Saudade dos amigos e conterrâneos que, ao partirem precocemente, deixaram uma lacuna afetiva.
                        Se não nos é permitido o dom da imortalidade da existência humana, que tentemos perenizar o nome e os feitos daqueles que viveram por uma nobre causa, honrando e dignificando o seu breve tempo junto a nós.

 
 
 
 
 


* O autor é presidente da ACL.

 
O broinha - www.broinha.com.br - todos os direitos reservados